Como saber se tenho ansiedade?
- Dra Mayara Brasil Machado
- 27 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2023

Segundo dados de 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. São mais de 18 milhões de brasileiros sofrendo dessa doença.
Antes de falar do Transtorno de ansiedade, precisamos lembrar que a ansiedade é um sinal de alerta que nosso corpo nos dá, para indicar um perigo e nos deixa prontos pra agir e tomar medidas para lidar com a ameaça.
Quem sofre de um transtorno de ansiedade, está o tempo todo em " estado de alerta" e isso causa sintomas e prejuízos na qualidade de vida.
Quando a ansiedade é normal e quando ela passa a ser um transtorno mental?
A ansiedade normal é caracterizada como uma sensação desagradável e vaga de apreensão e pode vir acompanhada de alguns sintomas como: dor de cabeça, sudorese, cefaleia, palpitações, aperto no peito, leve desconforto no estômago e inquietação.
Importante lembrar que a ansiedade não é sempre um problema, pelo contrário, a ansiedade ela é uma forma de proteção do cérebro para situações de risco de vida.
Ela é considerada um transtorno mental quando ela é excessiva, os sinais e sintomas são tão intensos que paralisa a pessoa, ou prejudica o seu bem-estar e sua rotina.
Quais são os sintomas físicos da ansiedade?
Os sintomas mais comuns que as pessoas ansiosas apresentam são:
Diarreia,
Tontura,
Hiperidrose (suor excessivo)
Reflexos aumentados,
Palpitações
Dilatação da pupila
Inquietação
Síncope (desmaio)
Coração acelerado
Formigamento das extremidadesyuy,
Tremores
Desconforto no estômago, náuseas e vômitos
Aumento da frequência ou urgência urinária
Como controlar?
Alguns tipos de transtornos de ansiedade são crônicos e necessitam de tratamento contínuo com medicamentoso, psicoterapia e exercícios físicos. Praticar meditação e mindfulness também ajuda muito.
Durante uma crise de ansiedade é importante tentar se distrair do pensamento ou sair do local que desencadeou a ansiedade, buscar respirar tranquilamente e lembrar que a crise vai passar! Nem sempre você vai conseguir controlar a crise e pode ser que precise de medicamento.
Toda ansiedade precisa de tratamento?
Nem toda ansiedade precisa de tratamento. Se ela não está causando problemas e piora da qualidade de vida, não precisa ser tratada.
Outro ponto é que nem toda ansiedade precisa ser tratada com medicamento, em alguns casos apenas a psicoterapia já é suficiente pra causar a remissão dos sintomas.
Por isso, quem está com sintomas ansiosos, precisa procurar uma avaliação médica individualizada. Assim será possível diagnosticar o tipo de ansiedade e fazer o tratamento mais indicado para cada caso.




Comentários